quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Início dos trabalhos

Um bom dia a todos!

Vamos começar então com a nossa "Ata da Reunião" do dia 12/09:

Contamos com a presença do Eduardo Tomazett, mais conhecido como "eu", da Senhora Valéria, do Ilê Axé Vovó Maria Conga Sereira do Mar e de dois filhos e também do Pai Kênio, como Presidente da FUCEG e ainda de 1 filho de sua casa.

O pessoal chegou no horário combinado e esperamos até cerca de 15:30 e então começamos a nossa conversa, que foi bastante amigável.

Em um primeinto momento, eu coloquei em pauta o que seria o projeto Umbanda Goiânia, que na verdade não é nenhuma tentativa de criar uma nova associação ou algo do tipo, pois para isso, temos a FUCEG. Também expliquei que esse projeto a princípio é independente de qualquer terreiro e também da FUCEG. O Projeto Umbanda Goiânia tem por objetivo unificar os terreiros de Umbanda (e afins), os umbandistas e consequentemente, promover uma apróximação com a FUCEG.

O Pai Kênio explicou alguns pontos sobre a Federação, como a "birra" de algumas pessoas com a Federação. Aproveito já para convidar a todos os interessados a proucrar o presidente para trocar uma idéia e ter uma conversa sobre os projetos e os interesses da FUCEG, até para avaliar e dar uma chance para essa nova chapa poder mostrar seu trabalho.

Conversamos então sobre o primeiro trabalho deste projeto, que é na verdade o mapeamento dos terreiros de Goiânia e região. Este mapeamento começou a ser realizado utilizando a ferramenta Google Earth (clique para baixar), para que todos possam ter acesso à localização dos terreiros através da Internet. Já estão mapeados 4 terreiros e a Federação e um dos filhos do Vovó Maria Conga vão me passar mais endereços.

A partir deste mapeamento, teremos uma visualização melhor do Movimento Umbandista e afro-religioso de Goiânia com a possibilidade de divulgar essas informações na Internet através do próprio Google.

A segunda etapa do projeto é realizar um evento cultural em um espaço público, com atabaques, cantos e até apresentação cultural. Provavelmente acontecerá em comemoração ao dia 15 de Novembro.


Bom, então é isso....

agradeço muito aos presentes e pela cooperação de outros através de email e msn.

Quero ainda convocar a quem quiser participar de um projeto na Internet.


Um grande abraço a todos e que Ogum abra nossos caminhos.

7 comentários:

  1. Primeiro gostaria de parabenizar esse trabalho! Uns anos atraz estava com uma vontade de fazer um trabalho assim, mais logo nossa mãe de santo faleceu, e nos deixou com um sentimento de perca, o terreiro fechou, e de la para ca, não frequento nenhum centro; e navegando na internet descobri vocês, e meu coração se encheu de alegria.
    Gostaria de dizer que estou disposto á ajudar vocês com essa luta, pois em minha cidade Anapolis-Go existem vários terreiros, e uma desunião enorme emtre eles, fico triste, porque nossa religião se ensina a paz, respeito, humildade e fé, e sem falar dos preconceitos de outras religiões. Temos também que desenvolver trabalhos como palestra públicas, com afinidade de divulgar, e ensinar que os ritos afro-brasileiros também merecem respeito, e ensinar que Deus tambem esta em nossa religião, e explicar que nosso objetivo e os ensinamentos filosoficos do bem, e derrubar essa imagen que a maioria da população tem de nossa religião.
    Fica aqui registrado meu recado, e me ofereço á ajudar no que eu posso para a união, e divulgação de nossa querida Umbanda e todos os ritos afro-brasileiros.
    Francisco Allison Peixoto
    Anapolis-Go
    Meu msn: fallisonp@hotmail.com
    Meu blog: http://misteriosumbanda.blogspot.com

    28 de Outubro de 2009 00:32

    ResponderExcluir
  2. sou frquentadora de umbanda , ceu jao grande .
    sou menbra de um terreiro de umbanda
    que fica na rua campinas setor coimbra
    gostei muito de saber que pessouas como vc
    divulga a umbanda em goiania gostaria de conheçer
    para aprender mais sobre a umbanda ....
    para falar comigo deiche recado no meu orkut
    luzinha4@hotmail.com
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Tenho frequentado a umbanda há algum tempo, e simpatizo, na verdade assumi como minha religião há um mês. Vou em um terreiro no Novo Horizonte, procuro um lugar que seja mais proximo da minha casa que é no Parque amazônia. Vocês podem me ajudar? Obrigada , meu email e msn é primapias@hotmail.com. Grata

    ResponderExcluir
  4. Nao tenho nada contra Umbanda,muito pelo contrário.Entrei neste Blog por falta de opção.Tenho uma denuncia para fazer a respeito de uma impostora da cidade de Goiania que se diz mae e santo,onde frenquentei e fui lesada e enganda,tenho provas,ela cobra consultas e trabalhos,faz Pacto com sangue para Riqueza,trabalhos e rituais de magia negra,miussa Negra e ate pratica ilegal de abortos em seu terreiro.Sei que o Sr. Babalorixá Pai Kenio é o Presidente da Federação Umbandista,mais nao consegui entrar em contato com ele.Peço ajuda de onde denunciar essa impostora e mestificadora.Nao gostaria de me identifcar deixo um e-mail p contato caso saibam como faço e onde denunciar evitando assim que mais pessoas sejam enganadas.E-mail para Contato: renataalencar30@hotmail.com
    Agradecida.

    ResponderExcluir
  5. Fico muito animada em ver que dia virá - não está assim tão longe - em que trevas e tenebrosos serão ou destruídos ou... transcodificados. A vitória final é da LUZ - e isso abrange TODA A EVOLUÇÃO HUMANA TERRESTRE, TODAS AS FORMAS DE RELIGARMO-NOS A DEUS, ou seja, a evolução de consciÊNCIA É PARA todads as religiões. respeitemo-nos mais!!! Busquemos o conhecimento para eliminarmos preconceitos e críticas negativas,que a nada de bom conduzem, e somente alimentam isto - as trevas e os tenebrosos. SALVE A UMBANDA SAGRADA,O HEBRAICO TRANSCENDENTAL E TAMBÉM A BÍBLIA,SAGRADA SE FOR BEM ENTENDIDA E VIVENCIADA!!!

    ResponderExcluir
  6. Jessus ama vocês voltem pra cristo que a hora dele vim esta muita próxima

    JESUS: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao PAI a não ser por MIM".( Jo, 14:06.).

    ResponderExcluir