sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Sobre o CENSO IBGE 2010

Acompanhei pelo DalheMongo um pequeno e breve embate sobre o Censo de 2010 no que diz respeito às Religiões. Então primeiro, leiam:



Pois bem... pelo que eu entendi, a FEB divulgou uma informação que está circulando pelos e-mails e não conferiu junto ao IBGE se as informações são verídicas. O problema é que a como a FEB divulgou, muitos confiaram e acabaram caindo em mais essa "pegadinha da Internet".

O pessoal do site colocou no segundo link que eu passei logo acima a explicação por parte do IBGE sobre as religiões que possuem as palavras "ESPÍRITA" ou "KARDECISTA" mas essa lista deixou alguns mais confusos ainda, então estou aqui para tentar auxiliar e acabar com essa confusão.

O IBGE, em conjunto com o ISER (Instituto de Estudos da Religião) listou as diversas nomenclaturas das mais diversas religiões que temos pelo Brasil. Resultado disso é nessa lista podemos verificar variações de religiões Espíritas, Católicas, Protestantes, Afro-brasileiras e por aí vai. A lista é imensa, com um total de 2080 opções.

Mas aí você para e pergunta: "Peraí... quer dizer que existem 2080 religiões no Brasil?"
E eu respondo: Não, não existem. Segundo o IBGE e o ISER, existem 102 denominações religiões, separadas por código. Exemplos:
  • 0: Nada, Não Possui, Não tem
  • 1: Agnóstico
  • 2: Ateu
  • 110: Católico
  • 210: Protestantes
  • 750: Budismo
E a lista continua...

E a pesquisa será da seguinte maneira:

6.12 - QUAL É A SUA RELIGIÃO OU CULTO?

Se sua resposta for Kardecista, será computado com o código 610.
Caso a resposta do seu vizinho seja Espiritismo, será computado também o código 610.
No link do DalheMongo estão alguns outros exemplos de códigos 610.

E essa diversidade de nomes e tendo o mesmo código acontece também para todas as outras religiões. Católicos, Protestantes, Candomblecistas, Umbandistas, Budistas, ...

Nos poucos minutos que mexi na planilha organizando-a, pude identificar alguns probleminhas quanto a nomenclaturas. É claro que o IBGE não pretende resolver todos os problemas, mas da maneira que foi feita teremos resultados muito mais bem elaborados das religiões do Brasil.

Espero que eu tenha conseguido esclarecer este problema e peço que divulguem este texto para todos que puderem, sejam eles Espíritas, Espiritualistas, Católicos, Umbandistas, Protestantes ou de qualquer outro seguimento, para que eles saibam a maneira correta de responder.

Links importantes:

Tabela do IBGE contendo todas as religiões e seus códigos: http://migre.me/12Qjr

Modelo do formulário de perguntas: http://migre.me/12Ql8

7 comentários:

  1. Bom dia Edu, muito bom achar esse site sobre a Umbanda em Goiânia.
    Estou precisando achar algum grupo que faça reuniões aos sabados à tarde, você conhece algum?
    O que eu frequento, as reuniões são durante a semana a noite e devido ao meu trabalho, não estou podendo comparecer.
    Meu email é: damesvertes@gmail.com
    Se você puder me ajudar, agradeço!

    ResponderExcluir
  2. Espírita deve ser a denominação. Allan Kardec foi o codificador dos preceitos espíritas. Portanto, kardecismo não deveria ser o termo correto. Assim como o islamismo não pode receber a denominação de maometismo, etc. Sou ESPÍRITA, e pronto!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Estou a procura de um centro umbanda aqui em goiânia. Vocês são de algum? Se não, podem me indicar algum?

    ResponderExcluir
  4. Tenho cada vez mais a inamovível certeza de que,nesta fase de ingentes transformações conscienciais evolutivas para a Terra, dia virá em que haveremos de adotar uma mentalidade verdadeiramente holística,espiritualista e espiritualizada, sabendo integrar valores materiais e espirituais,físicos,hiperfísicos e metafísicos em um só mosaico de entendimento do sentido maior da Vida, em sua portentosa multidimensionalidade.Por ora, que saibamos respeitar cada qual a formatação religiosa fideísta do outro,até porque,as religiões formatadas na Terra física são vias de evolução consciencial para os encarnados,levando-se em conta que o avanço maior ou menor de mentalidade é função do grau consciencial do Ser, do espírito humano.Salve a Umbanda Sagrada!!! Salve o Hebraico Transcendental!!! SALVE OS IMPÉRIOS DA LUZ!!!

    ResponderExcluir
  5. Nao acho certo o IBGE vincular a palavra pejorativa "macumba" a Umbanda. Nao se pode concluir que uma pessoa que se diz macumbeira seja umbandista. Dessa maneira o Ibge está colhendo dados com erros.

    ResponderExcluir
  6. Edu seu nome, nao?
    Pois bem amigo, quando voce entrar em site ou video de outras casas para criticar primeiro tenha conhecimento sobre esta Casa. Saiba primeiro o ritual desta casa e nao saia falando aquilo que vc pensa ou acha SER O CORRETO. A umbanda é paz e amor e principalmente Caridade.....Aprendi em minha casa que quando uma casa nao nos faz bem, devemos nos espanar e sair dela sem citicar.....pois ela deve servir para outras pessoas. Nunca mais va em meu site dizer o que vc pensa, pois nao pedimos a sua opiniao e se tiver alguma duvida pode me contatar pessoalmente ou via email, pois a minha umbanda é clara e limpa, nao preciso me enconder...abraços Vanessa
    vanessapereto@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Boa colocação,Veronica,a Umbanda é LUZ,RESPEITO,FRATERNIDADE,e não um conjunto de rituais de fundo de quintal ou de cemitério,para " derrubar desafetos" ou coisa semelhante.Quando um eventual bruxo/feiticeiro,quimbandeiro/a supõe estar a evocar um Guia de Lei - em geral,um Exu de Lei - ou um verdadeiro Orixá para atacar um eventual desafeto por revanchismo,esnobismo ou medo,ou pura maldade humilhante,quem atende esse tipo de mau médium/feiticeiro(a) é sempre um ou mais de um kiumba,um obsessor,mistificador,enfim,é a escória do astral inferior com a qual gente desse tipo trabalha.É por causa de maus médiuns,feiticeiros,quimbandeiros negativos que a Umbanda é tão mal vista e tão criticada.Tudo bem,a Quimbanda também merece respeito,como linha passiva paralela da Umbanda,e a suas leis obedece - ao passo que fazer o mal,fazer despachos com sangue,com energias baixas de raiva,revanchismo e negatividade é sempre destrutivo,NÃO TEM NADA A VER COM NOSSA UMBANDA SAGRADA,NEM COM SEUS VERDADEIROS GUIAS E ORIXÁS.Recomendo aqui algo sério,nestes termos: CAUTELA COM A TELA,pois aqui mesmo na web há pessoas que praticam o mal,que querem o mal,que,por uma ou outra aparente vantagem pessoal,sentem-se superiores e tentam derrubar seus eventuais desafetos com sortilégios e magias espurcas.Pessoas assim têm mentalidade tipo " comigo ninguém pode" " eu sou o/a preferido/a do orixá tal" e,pior ainda,podem dizer coisas tipo " o diabo é meu pai,o capeta é meu irmão" e absurdos que tais.CAUTELA COM A TELA,e busquemos sempre Luz e Sapiência.

    ResponderExcluir