sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Sobre o CENSO IBGE 2010

Acompanhei pelo DalheMongo um pequeno e breve embate sobre o Censo de 2010 no que diz respeito às Religiões. Então primeiro, leiam:



Pois bem... pelo que eu entendi, a FEB divulgou uma informação que está circulando pelos e-mails e não conferiu junto ao IBGE se as informações são verídicas. O problema é que a como a FEB divulgou, muitos confiaram e acabaram caindo em mais essa "pegadinha da Internet".

O pessoal do site colocou no segundo link que eu passei logo acima a explicação por parte do IBGE sobre as religiões que possuem as palavras "ESPÍRITA" ou "KARDECISTA" mas essa lista deixou alguns mais confusos ainda, então estou aqui para tentar auxiliar e acabar com essa confusão.

O IBGE, em conjunto com o ISER (Instituto de Estudos da Religião) listou as diversas nomenclaturas das mais diversas religiões que temos pelo Brasil. Resultado disso é nessa lista podemos verificar variações de religiões Espíritas, Católicas, Protestantes, Afro-brasileiras e por aí vai. A lista é imensa, com um total de 2080 opções.

Mas aí você para e pergunta: "Peraí... quer dizer que existem 2080 religiões no Brasil?"
E eu respondo: Não, não existem. Segundo o IBGE e o ISER, existem 102 denominações religiões, separadas por código. Exemplos:
  • 0: Nada, Não Possui, Não tem
  • 1: Agnóstico
  • 2: Ateu
  • 110: Católico
  • 210: Protestantes
  • 750: Budismo
E a lista continua...

E a pesquisa será da seguinte maneira:

6.12 - QUAL É A SUA RELIGIÃO OU CULTO?

Se sua resposta for Kardecista, será computado com o código 610.
Caso a resposta do seu vizinho seja Espiritismo, será computado também o código 610.
No link do DalheMongo estão alguns outros exemplos de códigos 610.

E essa diversidade de nomes e tendo o mesmo código acontece também para todas as outras religiões. Católicos, Protestantes, Candomblecistas, Umbandistas, Budistas, ...

Nos poucos minutos que mexi na planilha organizando-a, pude identificar alguns probleminhas quanto a nomenclaturas. É claro que o IBGE não pretende resolver todos os problemas, mas da maneira que foi feita teremos resultados muito mais bem elaborados das religiões do Brasil.

Espero que eu tenha conseguido esclarecer este problema e peço que divulguem este texto para todos que puderem, sejam eles Espíritas, Espiritualistas, Católicos, Umbandistas, Protestantes ou de qualquer outro seguimento, para que eles saibam a maneira correta de responder.

Links importantes:

Tabela do IBGE contendo todas as religiões e seus códigos: http://migre.me/12Qjr

Modelo do formulário de perguntas: http://migre.me/12Ql8