quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Início dos trabalhos

Um bom dia a todos!

Vamos começar então com a nossa "Ata da Reunião" do dia 12/09:

Contamos com a presença do Eduardo Tomazett, mais conhecido como "eu", da Senhora Valéria, do Ilê Axé Vovó Maria Conga Sereira do Mar e de dois filhos e também do Pai Kênio, como Presidente da FUCEG e ainda de 1 filho de sua casa.

O pessoal chegou no horário combinado e esperamos até cerca de 15:30 e então começamos a nossa conversa, que foi bastante amigável.

Em um primeinto momento, eu coloquei em pauta o que seria o projeto Umbanda Goiânia, que na verdade não é nenhuma tentativa de criar uma nova associação ou algo do tipo, pois para isso, temos a FUCEG. Também expliquei que esse projeto a princípio é independente de qualquer terreiro e também da FUCEG. O Projeto Umbanda Goiânia tem por objetivo unificar os terreiros de Umbanda (e afins), os umbandistas e consequentemente, promover uma apróximação com a FUCEG.

O Pai Kênio explicou alguns pontos sobre a Federação, como a "birra" de algumas pessoas com a Federação. Aproveito já para convidar a todos os interessados a proucrar o presidente para trocar uma idéia e ter uma conversa sobre os projetos e os interesses da FUCEG, até para avaliar e dar uma chance para essa nova chapa poder mostrar seu trabalho.

Conversamos então sobre o primeiro trabalho deste projeto, que é na verdade o mapeamento dos terreiros de Goiânia e região. Este mapeamento começou a ser realizado utilizando a ferramenta Google Earth (clique para baixar), para que todos possam ter acesso à localização dos terreiros através da Internet. Já estão mapeados 4 terreiros e a Federação e um dos filhos do Vovó Maria Conga vão me passar mais endereços.

A partir deste mapeamento, teremos uma visualização melhor do Movimento Umbandista e afro-religioso de Goiânia com a possibilidade de divulgar essas informações na Internet através do próprio Google.

A segunda etapa do projeto é realizar um evento cultural em um espaço público, com atabaques, cantos e até apresentação cultural. Provavelmente acontecerá em comemoração ao dia 15 de Novembro.


Bom, então é isso....

agradeço muito aos presentes e pela cooperação de outros através de email e msn.

Quero ainda convocar a quem quiser participar de um projeto na Internet.


Um grande abraço a todos e que Ogum abra nossos caminhos.